Quão admirado sois no Planeta Terra!
Como se alegram e pulam de prazer as crianças quando a hora da vossa visita se aproxima!
Como cantam maravilhas os que são agraciados por vós!
Também eu faço parte desse coro sinfónico porém, não poucas vezes, interrogo-me: Como lidará VOSSA SERENÍSSIMA ALEGRIA, com o “caos” que representa o conjunto dos pedidos que recebe? Que estratégias usará para localizar os diversos lugares que visita? Perdoe-me a imagem, mas comparo-o a um bibliotecário que tem milhões de livros para arrumar em quilómetros de prateleiras.
O pedido que hoje vos dirijo é pouco ortodoxo, não consta de um mimo para esta ou aquela criança, para este ou aquele amigo, nem mesmo para mim. É um convite que lhe dirijo e, se VOSSA SERENÍSSIMA ALEGRIA aceitar, honrará esta esplendorosa Península que habito e quase se solta do Continente que a segura. Em primeiro lugar considere-a seu jardim agora “pinto-a” com algumas, palavras:
O ambiente natural é muito belo. Quando o Sol mergulha no azul irreal e líquido dos mares e nas águas rumorejantes dos rios, quando o Sol incide sobre as colinas, prados, e sobre montanhas que orgulhosamente se exibem pela paisagem, quando as flores exalam e a chilreada das aves enche os ares, temos um luxo de cores de sons e de cheiros. A Beleza estoira nestes 598 000 quilómetros quadrados de superfície, habitados por cerca de 55 000 000 pessoas, gente boa, empreendedora, aventureira, sonhadora. É certo que também há os que têm comportamentos dissonantes e sem nesga de lucidez, mas não são assim tantos. Envio as coordenadas deste maravilhoso pedaço de terra para facilitar a sua localização: 43º 48’ - 36º Lat. N e 9º 30’ Long. W – 3º 19’ Long. E.
Infelizmente nem tudo corre bem por cá. No Verão, quando o Sol abrasa, saltam fogos por aqui e por ali. Este abominável braseiro, é um verdadeiro inferno. Nos milhares e milhares de hectares de terra queimada sente-se o suspiro da Natureza, o seu lamento, até o Sol empalidece. Onde está a frondosa árvore? Que resta daquela inundação de verdura? Calou-se o canto do melro e o gaio também já não se ouve nem o rouxinol.
Sabemos que uma Terra sem fogos depende de todos, sabemos que em zonas florestais é proibido fumar ou fazer lume de qualquer tipo, lançar foguetes ou balões de mecha acesa, realizar queimadas para renovação de pastagens, queimar sobrantes agrícolas ou florestais, porém, a imprudência e a malvadez de alguns são fatais. Para acabar com o flagelo criámos a ASSOCIAÇÃO DOS PROMOTORES PARA UMA PENÍNSULA SEM FOGOS. Batemo-nos por este elevado ideal que certamente louvará e, certos disso, ousamos convidar VOSSA SERENÍSSIMA ALEGRIA para Presidente honorário da nossa ASSOCIAÇÃO.
Mas não é tudo. Outras preocupações se juntam a esta: O Lince-ibérico e a Águia-imperial encontram-se numa situação de pré-extinção. Para inverter este declínio há um Plano de Acção que visa contribuir para assegurar a viabilidade das duas espécies. Neste território.
Para o Lince-ibérico há um programa de reprodução em cativeiro e de criação de condições adequadas em habitats potenciais.
Para a Águia-imperial, uma das espécies de rapinas mais raras do mundo, há um programa de monitorização de casais conhecidos, a prospecção de novos casais e de diluição de ameaças que se apresentem ao longo da época de reprodução. Com estas e outras medidas espera-se que em breve muitos lincezinhos e águiazinhas venham a nascer.
E eis que chegou o momento certo para fazer o novo convite: Convido VOSSA SERENÍSSIMA ALEGRIA para padrinho das crias que nascerem.
Desejo que receba muitos pedidos que beneficiem grandes comunidades.
Sua admiradora,
Filha do Luar
sábado, 19 de dezembro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Adorei o post natalício!
ResponderEliminarUm abraço da Filha do Sol
Que bom ter gostado, fico feliz por isso. Que Vossa Sereníssima Alegria também a cumule de mimos, Filha do Luar.
ResponderEliminar